segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Passeio pela Quinta da Aveleda em Penafiel.

Esta quinta situa em Penafiel é o berço da empresa familiar que se tornou o maior exportador nacional de vinho verde, com marca tão conhecidas como o "Casal Garcia". Possui uma loja própria, onde podem ser adquiridos os bilhetes para a visita à quinta. O trajecto dura cerca de uma hora e leva-nos a percorrer os jardins, descobrindo vários espécimes de interesse, como sequóias e um eucalipto com mais 100 anos. Descobrimos várias construções particulares como a janela manuelina (Séc. XVI), a torre das cabras, a casa do chá, a fonte das quatro irmãs, e acima de tudo, a casa e capela da família. A visita ainda proporciona a entrada na adega onde se envelhece a aguardente velha e no final, podemos também ter uma prova do queijo produzido na quinta e dois tipos de vinho
Ficam as fotos do percurso feitas por mim e pelo Pe Artur Savita.

Hoje o meu dia foi reviver este passeio de belas paisagens e aromas de flores infindáveis, um lugar idílico e recomendável para se visitar. Na entrada deparamos com vários  edifícios completamente cobertos de vegetação, o que lhes confere uma beleza própria.





Ao fundo a fonte das quatro irmãs.


No local, existe um painel com uma foto da família Guedes, neste preciso local, em 1813. E a árvore já era grande!


  Eucalipto centenário.


Antiga casa do Porteiro de seguida temos mais um dos vários lagos existentes pela quinta  

A torre das cabras, animais que se mostram muito dóceis e à vontade com as visitas

 Casinha de Chá, de estilo vitoriano.

 Segundo a guia, esta casa era reservada aos noivos da família, para passarem a noite de lua de mel.

 

A Janela Manuelina, resgatada da casa onde nasceu o Infante D. Henrique e de onde se diz, ter sido aclamado rei D. João IV


 Um pórtico antigo que também foi levado pela família Guedes para a quinta.


  Lago dos Cisnes.



 A magnifica fonte da Nossa Senhora de Vandoma, padroeira do Porto. Era uma familia muito devota desta nossa Senhora.



 Em frente à casa, a Fonte das Quatro Estações e também das quatro irmãs. Obra do mestre João da Silva, em homenagem às quatro com os seus perfis gravados em medalhões de mármore, evocando as diferentes épocas do ano.
 

Segundo a guia este é um marco para para sinalizar o caminho para Santiago de Compostela que estava situado em Penafiel e foi recuperado e colocado na quinta.
 

 Casa da família.



Adega do vinho casal garcia.

 

E quando achávamos que tínhamos visto tudo eis que nos deparamos com esta beleza... O pavão macho é uma ave bonita, sobretudo quando roda, com a cauda aberta em leque. Parece um modelo na passerele!



 O pavão com cores deslumbrantes e que encantou -nos nesta visita pela quinta.


 

Aqui terminamos a nossa visita neste espaço espectacular onde tivemos oportunidade de saborear o queijo e vinho local. E que delícia
smile emoticon smile emoticon 

2 comentários:

  1. Minha amiga que local lindo, fiquei com vontade de conhecer. As suas fotografias são um espetáculo, adorei particularmente a do pavão ficou incrível.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  2. Bom Dia Dª Maria, quando vier ao Porto este será um sitio que terei o prazer de levar a conhecer. É deveras um espaço paz, Harmonia... Tudo encanta.
    Beijinhos,
    Zélia

    ResponderEliminar